My Writings. My Thoughts.

Jasão e o Velo de Ouro

Em » 16 de mar. de 2009 //
Neste filme, o herói clássico da mitologia grega Jasão (interpretado por Todd Armstrong), precisa conquistar o famoso e quase inatingível velocino de ouro (ou velo de ouro), um generoso presente dos deuses do Olimpo que traz riqueza e prosperidade ao povo que o tem em seu poder. Mas, para conquistá-lo, Jasão terá de empreender uma longa e perigosa viagem, rumo à longínqua Cólquida, situada no fim do mundo, muito além das "Rochas Estrondosas".
E Jasão, auxiliado por alguns deuses (principalmente pela deusa Hera) e desfavorecido por outros (principalmente por Zeus) anunciou a expedição em busca do velo de ouro, a todos os heróis da Grécia - incluindo o famoso Hércules - se juntaram a ele no afã de conquistar glórias. Argos construiu um navio, que levaria o seu nome, e colocou na popa da embarcação uma imagem da deusa Hera, que poderia falar e auxiliar Jasão apenas três vezes, as quais deveriam ser suficientes para o êxito da empreitada.

Enfim, os Argonautas partem em seu objetivo, e no caminho se deparam com muitas aventuras e perigos. O primeiro deles é Talos, um dos titãs, forjado em bronze por Hefaistos e colocado na ilha de bronze para guardar o tesouro dos Deuses. Quando os argonautas desembarcam na ilha para procurar mantimentos, Hércules e um amigo roubam uma das jóias guardadas por Talos, despertando a ira do gigantesco homem de metal. O que vemos aí é uma das mais impressionantes sequências de animação criadas por Harryhausen. O realismo é impressionante, e em nenhum momento há desproporção ou erro, num verdadeiro deleite para os nostálgicos fãs do cinema fantástico. Após liquidarem Talos (cujo calcanhar era o ponto fraco), os argonautas seguem rumo ao seu objetivo, enfrentando à frente toda sorte de perigos; como as terríveis Harpias - um grotesco casal de demônios alados; as rochas estrondosas - uma estreita e praticamente inacessível passagem litorânea, cercada por traiçoeiras montanhas pedregosas; e, após chegarem ao destino e despistarem o exército local, a Hidra - o terrível monstro de sete cabeças que guardava o velo de ouro (esta cena é um outro belo momento do stop-motion). Mas Jasão consegue destruí-la e, finalmente, se apossar do velo de ouro. Eetes, rei da Cólquida, sentindo-se roubado, ordena que nasçam, dos dentes da Hidra, um exército de esqueletos para matarem Jasão.

Os cinco minutos de batalha entre Jasão e o pequeno mas poderoso exército de sete esqueletos, são simplesmente os cinco minutos mais fantásticos da história do cinema! Direi apenas isto. Nota do Editor: essa sequência inspirou diversas outras em filmes posteriores como por exemplo em Army of Darkness (o terceiro episódio da saga The Evil Dead, de Sam Raimi) ou mais recentemente no filme A Múmia, que estava em cartaz em nossos cinemas, ambos com mais recursos de tecnologia mas nem por isso melhores que o stop-motion de Harryhausen.
Por fim, Jasão consegue escapar dos poderosos esqueletos, que haviam matado alguns de seus companheiros, e fugir de volta à Tessália, levando também a belíssima Medéia (Nancy Kovack), a sacerdotiza do templo de Hecate que havia lhe ajudado na fuga, e cumprindo, assim, com glorioso êxito, o difícil trabalho que os deuses haviam lhe imposto.

Esta obra-prima da aventura e fantasia, dirigida por Don Chaffey, produzida pelo genial Charles H. Schneer e com a sempre impressionante música de Bernard Hermann, colocou a carreira e o status do fantástico animador Ray Harryhausen no Olimpo, junto a Zeus - ele, definitivamente, mostrava ao mundo as infinitas possibilidades do stop-motion, que já havia impressionado em seus filmes anteriores, mas que agora demonstrava ser um dos mais importantes passos que o cinema já tinha dado até então. O animador voltaria ao tema da mitologia clássica em mais três filmes, dois deles envolvendo o também fantástico capitão Sinbad (inspirados nos contos do clássico livro árabe As Mil e Uma Noites, outra paixão de Harryhausen) e o último (A Fúria de Titãs), considerado pela crítica como a sua obra-prima.


ID:
164
Título Original: Jason and the Argonauts
Gênero: Aventura, Ação,,
Tempo de Duração: 104 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1963

Elenco
Todd Armstrong, Nancy Kovack, Gary Raymond, Laurence Naismith, Niall MacGinnis, Michael Gwynn, Douglas Wilmer, Jack Gwillim, Honor Blackman, John Cairney, Patrick Troughton, Andrew Faulds, Nigel Green


Sem Comentários em "Jasão e o Velo de Ouro"

My videos. Featured videos.

Related Posts with Thumbnails

My photos. Now you know me.

earp
Wyatt Earp

Browse Flickr

My lifestream. Stay updated with me.

Melhor visualizado com Firefox ou Chrome

Acesse a central de informações.
Twitter
Divulgue o seu blog! BlogBlogs Join My Community at MyBloglog!
Central Blogs
Movie & Film Blogs - BlogCatalog Blog Directory

My favblog. Feeds from them.